Restauração do Grupo Escolar São José e da Universidade São Marcos encanta gari

Restauração do Grupo Escolar São José e da Universidade São Marcos encanta gari

O gari que zela pela conservação e limpeza da área junto da avenida Nazaré com a rua Moreira de Godói admirava na manhã desta terça-feira (4) a restauração quase pronta das fachadas do antigo prédio do Grupo Escolar São José e da Universidade São Marcos, em breve a ser ocupado pela Escola Mais @escolamais

“Comparando com o jeito que estava, está bom demais”, elogiou o homem sorridente, numa parada do seu ofício nobre sob a sombra da árvore da esquina.

A fachada que o sol da manhã beija e aquece foi recém-descoberta, agora livre das plataformas metálicas e da tela protetora montadas, que ainda recobrem as demais superfícies.

Já dá para ter uma noção bem realista de como um dia foi o prédio histórico centenário, tombado pelo patrimônio municipal.

Fotos do prédio em Abril de 2023 e Fevereiro de 2022

O edifício, construído segundo os moldes da arquitetura neoclássica, foi inaugurado na década de 1920 para abrigar os alunos do Grupo Escolar São José, obra social mantida pela Funsai (Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga)  e criada pelo conde José Vicente de Azevedo e família.

Estudavam ali meninos e meninas, não se cobrava mensalidade e, além de aulas de conteúdos, como de português e de matemática, havia também ensino religioso obrigatório.

O prédio possui andar térreo, primeiro e um segundo andar, denominado mansarda (com janelas dispostas sobre o telhado, com área livre interna).

A obra externa, assim como de elementos antigos, como esquadrias (portas e janelas), é tocada pelo estúdio de restauração Sarasá  e visa a recuperação da originalidade da construção.

Na parte interna, com intervenção comandada pela empresa de engenharia IT’S Informov, a dona do contrato, estão sendo realizadas adequações no imóvel, de forma a atender as necessidades de uma sala de aula dos dias de hoje, informatizada e interativa.

Houve remoção de paredes, por exemplo.

Segundo gerentes da Informov, a restauração das fachadas já está perto do fim, e as instalações internas devem ser entregues até o fim de maio.

O imóvel pertence à Funsai, que está pagando cerca de R$ 20 milhões pela obra toda, e foi locado por mais de uma década à Escola Mais.

Gente, o Ipiranga Antigo se alevanta na Nazaré! Que alegria!

VEJA TAMBÉM

Começa a reforma geral do Solar do Maestro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *